• Matheus G.

As 15 melhores séries de todos os tempos: prós e contras

Vou apresentar as melhores séries de todos os tempos segundo o IMDb, o maior portal de cinema e televisão da internet.


Chernobyl

É sempre difícil fazer esse tipo de lista, porque toda vez deixamos alguma série para trás (é do caramba!).


Além disso, a escolha é, ao meu ver, muito subjetiva.


Portanto, neste post vou deixar minhas opiniões de lado e considerar para a lista apenas as avaliações do IMDb, feitas por milhares de amantes de cinema e televisão ao redor do planeta, tanto amadores quanto críticos profissionais.


Vou enunciar cada série, apresentando seus pontos fortes e fracos. Não se preocupe, NÃO HÁ SPOILERS.


Antes de tudo, é necessário esclarecer que documentários não foram incluídos. A lista conta com apenas séries e minisséries com pelo menos 200 mil votos no site.


Lembrando que a lista não é estática, ou seja, ela muda o tempo todo com novas séries que vão surgindo.


Prontos? Então bora lá.


As 15 melhores séries segundo o IMDb


15. Fargo (2014-)

Fargo paper

Avaliação pelos usuários: 8.9/ 10


Votos: 304 mil


Gênero: Drama, Policial, Humor


Sinopse: Cada temporada conta com uma trama diferente. Na primeira temporada, a série se passa no ano de 2006, quando os policiais Molly Solverson e Gus Grimly tentam solucionar vários crimes que parecem estar ligados ao assassino de aluguel Lorne Malvo, que chegara à cidade Bemidji, no estado de Minesotta, começando a exercer certa influência sobre a população. É conhecida pelo seu drama e humor negro, sendo lançada pela FX.


Prós:


Essa série possui um tom único, sendo raro encontrar algo que se equipare à sua capacidade de criar tensão.


Impressionante em qualidade de escrita, direção e atuações. Uma de suas qualidades é conseguir abordar com excelência vários personagens secundários, criando papéis interessantes e únicos. Apresentou um dos vilões mais excêntricos, perversos e sádicos já vistos na TV.


Também possui um elenco incrível, com atuações fenomenais, sem as quais o programa não teria o mesmo impacto.


Todo esse conjunto de atributos tem como resultado verdadeiras obras de arte, com pontuações elevadíssimas entre público e crítica.


Contras:


A última temporada apresentou uma avaliação um pouco inferior, mostrando que o programa perdeu um pouco a qualidade das temporadas iniciais. Além disso, a série conta com momentos excêntricos que podem não agradar alguns.


Confira o Trailer:

14. The Office (2005-2013)



Avaliação pelos

usuários: 8.9


Votos: 367 mil


Gênero: Comédia


Sinopse: Se passa em um escritório da empresa fictícia Dunder Mifflin Paper Company em Scranton, Pensilvânia, retratando o cotidiano dos funcionários. Apresentada como um documentário, a série não possui características típicas de sitcom, como presença de plateia e risadas de fundo.


Prós:


É impressionante como a série consegue transformar um ambiente formal de escritório em um cenário divertido e hilário.


O conjunto de jogo de câmera, direção e edição dá ao programa um formato "cru", numa aparência genial de "documentário amador" que contribui demais para a comédia escrachada. Além disso, acrescenta vida e um toque único ao programa.


O elenco cômico é extremamente talentoso e engraçado, contando com nomes como Mindy Cailing, Steve Carrell, Rainn Wilson e Ed Helms.


Também traz importantes ensinamentos para a vida como a eterna mudança de tudo: as pessoas mudam, os sentimentos mudam, as situações mudam. Ensina que você precisa ser você mesmo, sendo fiel ao seu coração.


Sem mencionar cenas clássicas como a da simulação de incêndio e o famoso “NO, NO, NO FOR GOD NO!”, para não falar mais e acabar dando spoilers.


As situações criadas são simplesmente hilárias, de te fazer genuinamente cair na gargalhada em cada episódio. Por fim, conta com um final bonito e digno.


Contras:


É conhecida por ser bem inconstante, com ocasionais episódios que apresentam qualidade bem inferior em comparação a outros.


Confira o Trailer:

13. Friends (1994-2004)



Avaliação pelos

usuários: 8.9


Votos: 772 mil


Gênero: Comédia


Sinopse: Um grupo de seis amigos na cidade de Manhattan em meados nos anos 90 passam por diversas dificuldades, sejam nos relacionamentos ou no trabalho. Mas encontram conforto um no outro para enfrentar os obstáculos do dia a dia.


Prós:


Hilária, apaixonante e empática, a série é um dos maiores fenômenos culturais da história da televisão.


Com uma equipe de escritores altamente competente, conseguiu criar piadas originais que se tornaram referência para a comédia, além de episódios que são verdadeiros clássicos da TV.


Em filmagens ao vivo com plateia, trouxe roteiros criativos com situações capazes de arrancar gargalhadas do espectador, em cenas que se tornaram icônicas.


Um dos maiores fortes da série é a química entre os atores em cena, que ficaram conhecidos por serem muito amigos na vida real, fato que teve influência positiva durante as filmagens.


Além disso, todo o elenco é muito carismático e às vezes fica difícil escolher um personagem preferido. Cada personagem tem também o seu arco completo, com início, meio e fim definidos.


Sem mencionar os inúmeros jargões da série como “WE WERE ON A BREAK!” , “Could I BE...” , “How you doing?” e os cenários simbólicos como o apartamento roxo e a cafeteria Central Perk.


A amizade e o romance, temas centrais da série, são tratados de forma esplêndida, por vezes emocionando, com destaque para os momentos finais da série.


Contras:


Apesar do seu imenso sucesso e de ser uma das séries mais populares de todos os tempos, as duas temporadas iniciais são menos divertidas, focando mais na apresentação dos personagens – já que grande parte de suas piadas é sustentada nas características deles. Além disso, durante alguns episódios das temporadas finais, certos personagens acabam virando estereótipos exagerados de si mesmos.


Confira o trailer:

12. Death Note (2006-2007)


Avaliação pelos

usuários: 9.0


Votos: 214 mil


Gênero: Thriller, Drama, animação


Sinopse: A minissérie anime conta a história do estudante Light Yagami, que encontra um misterioso caderno intitulado “Death Note”. Ao escrever o nome de alguém no caderno, a pessoa era morta. Light tenta então eliminar todos os criminosos do planeta com esse poder, mas seus planos começam a sair pela culatra.

Prós:


A história do único anime a aparecer nessa lista foi tão relevante que até ganhou uma versão não animada mais tarde, na Netflix.


Tem um enredo brilhante, com senso de perigo constante, abordando uma intensa briga por poder.


Além de ter uma premissa interessante, tem um desenvolvimento eficiente, se tornando melhor e mais complexa à medida que avança.


Aborda bastante a ambiguidade moral, dando um tom contrastado único, proporcionando ao espectador uma sensação diferente, que serve como estímulo para continuar assistindo.


Recheada de suspense ao abordar o jogo de inteligência entre Light e a polícia, toca em temas como ética, moral e poder. Apesar de ter uma trama séria, também conta com bons momentos cômicos.


Sem contar com a arte do desenho que, assim como qualquer anime, é estonteante.


Contras:


Apesar de contar com episódios fantásticos, o último capítulo não é tão forte. Além disso, pessoas que não gostam de anime podem não se atrair pelo estilo, tendo relutância para assistir.


Confira o trailer:

11. Firefly (2002-2003)


Avaliação pelos

usuários: 9.0


Votos: 237 mil


Gênero: Sci-Fi, Aventura


Sinopse: A minissérie é centrada no Capitão Malcolm Reynolds, um veterano de guerras intergalácticas, que é agora capitão da nave chamada "Serenity". Ele e sua equipe tentam manter a nave fora do controle do governo a qualquer custo, mesmo que isso signifique viver fora da lei.


Prós:


Esse é um dos maiores clássicos de Sci-fi que já passaram pela televisão e pelo cinema.


Conta com incrível arte de produção e elenco talentoso, além de um universo muito bem construído e complexo.


Uma das peças de entretenimento mais criativas, divertidas, inteligentes, engraçadas, e emocionantes que já passaram pela TV, que qualquer espectador terá o prazer de assistir.


É conhecida também por seu realismo impressionante, abordando temas sociais e complicações que existiriam até mesmo no futuro. Um detalhe importante: aqui não há som no espaço - em vez disso, as cenas no vácuo são preenchidas com uma belíssima trilha sonora, que torna vívida a experiência no espaço, passando a sensação de vazio, vastidão e mistério de forma sensacional.


Além disso, a serie estabelece brilhantes ligações entre o nosso mundo e o mundo vivido pelos personagens, com metáforas interessantes e relevantes para o presente, retratando questões humanas e culturais.


Contou com efeitos excelentes para a época, além de cenários memoráveis. Os personagens são tridimensionais e muito bem definidos. Todas as suas motivações, peculiaridades e seus problemas têm impacto na história, tornando a jornada uma experiência viva e crível. A dinâmica do grupo também é extraordinária.


Contras:


Apesar de ter um bom desfecho, infelizmente, a minissérie não apresentou o seu clímax no final. Além disso, ela conta com uma premissa que, a princípio, pode incomodar alguns.


Confira o trailer:



Entraremos agora no TOP 10, preparados?

10. True Detective (2014-)


Avaliação pelos

usuários: 9.0


Votos: 479 mil


Gênero: Mistério, Policial, Drama


Sinopse: Para cada temporada há um enredo distinto, com personagens diferentes. Na primeira temporada, os detetives Rust Cohle e Martin Hart se unem para solucionar um caso envolvendo um perigoso serial killer no estado de Louisiana.


Prós:


Já nos créditos de abertura, ao ouvir aquela música linda, porém mórbida, já se percebe que não se trata de um típico programa policial.


A atmosfera e o ambiente da série são diferenciados, a cinematografia é uma das coisas mais belas na história da TV, com uma fotografia que é arte pura.


Tem uma pegada única com um toque psicodélico, sombrio, recheado de humor negro que te prende e torna a experiência diferente.


As performances também são excelentes, com atuações de te deixar atônito e totalmente imerso no programa.


Possui roteiros geniais, com histórias contadas de forma cautelosa num ritmo muito atencioso. Também há direções de maestria, bom drama, além de resoluções chocantes.


Mistérios são escritos de forma magnífica, com uma combinação de atributos que a tornam indescritível e simplesmente sem igual. É o tipo de série que você só irá entender quão boa é depois de assistir.


Contras:


A última temporada não teve uma avaliação tão alta quanto as primeiras. Além disso, se você não gosta de séries com tom sombrio, ponderado e mórbido, provavelmente não será para você.


Confira o trailer:

9. Sherlock (2010-2017)


Avaliação pelos

usuários: 9.1


Votos: 769 mil


Gênero: Mistério, Drama


Sinopse: Os clássicos contos de Arthur Conan Doyle sobre o famoso Sherlock Holmes e seu companheiro John Watson ganham uma versão para o século XXI, no contexto da internet e da globalização.


Prós:


Com roteiros extremamente bem bolados e inteligentes, essa é uma série que te desafia constantemente. Ela não deixa muitos buracos abertos, então você mesmo precisa cavar um pouco para entender.


Possui uma proposta criativa e única: como seriam as aventuras de Sherlock Holmes no contexto do mundo moderno. Essa simples premissa possibilitou ao programa usar liberdade criativa para deixar tudo mais interessante: por exemplo, as anotações de Watson, que eram publicadas no jornal, viraram aqui um Blog.


O elenco é fantástico, com destaque para o ator Benedict Cumberbatch – uma revelação da série. A química entre os dois atores principais, nos papéis de Sherlock e Watson, também é ímpar. Com diálogos fortes e cenas bem dirigidas, tem roteiros dinâmicos, com um toque esporádico de humor.


Um dos “poderes” da série é de te fazer amar o protagonista e torcer para ele em cada momento, mesmo ele apresentando, diversas vezes, uma atitude detestável.


Cada temporada conta com apenas três episódios de cerca de uma hora e meia. A fotografia do programa também é belíssima, ostentando um visual único da moderna Londres e do interior do Reino Unido. Conta com uma trilha sonora sensacional, centrada em uma melodia principal icônica.


Sem mencionar o seu drama da mais alta qualidade, explorando assuntos como amizade, trauma, família e governo. Momentos emocionantes também são seu forte; há realmente alguns capazes de provocar lágrimas.


Contras:


Mesmo em 9º lugar dessa lista por sua avaliação alta e sua popularidade, a série às vezes peca ao extrapolar no roteiro. Assim, o mistério em certos momentos sofre com exagero ou muita exposição. O final da série também não foi muito satisfatório para os fãs.


Confira o trailer:

8. Avatar: The Last Airbender ou Avatar: A lenda de Aang (2005-2008)


Avaliação pelos

usuários: 9.2


Votos: 224 mil


Gênero: Fantasia, ação, animação


Sinopse: Essa série americana se passa em um mundo fictício inspirado em cultura oriental. A história é contextualizada numa guerra imperialista que se iniciou após o desaparecimento do Avatar, um indivíduo responsável por garantir o equilíbrio entre as quatro nações.


Prós:


Não tem nem por onde começar. Estamos lidando aqui com uma verdadeira obra prima, que é não só uma das maiores animações de todos os tempos, mas uma das melhores coisas que já passaram pela TV.


Com uma trama complexa, a série aborda a temática da guerra de maneira singular e abrangente, encontrando inspiração em países como China, Índia e Japão.


Esse programa ganha maturidade ao longo dos episódios, tratando de assuntos como refugiados, vingança, amor, política, espiritualidade e até genocídio, para mencionar só alguns.


Possui uma das construções de mundo mais surpreendentes da fantasia, incluindo povos, culturas e ambientações distintas, com incrível nível de detalhamento e histórico complexo.


Também apresenta uma premissa criativa e original, na qual existe uma técnica antiga chamada “dobra”, que permite aos indivíduos manipular os quatro elementos: água, terra, fogo e ar.


Conta com design incrível baseado em arquitetura oriental e em traços de anime, além de coreografia detalhista, sustentada em artes marciais como Kung Fu e Tai Chi. Tem também uma trilha sonora espetacular que, além de memorável, nos remete ao mundo asiático, nos inserindo completamente dentro do mundo que é proposto.


Os atributos não acabam nunca: os personagens também são carismáticos e apaixonantes, cada um com seu arco bem definido, do início ao fim da história.


A série também é conhecida por misturar com excelência elementos de ação, aventura, comédia e drama, de forma que os episódios são comoventes com um toque de leveza e humor.


Por fim, um dos seus maiores fortes é o desfecho, um conjunto de quatro episódios épicos em formato de longa. Tudo que foi mostrado na série, desde o início até o final, é aproveitado, tendo um papel a desempenhar.


Contras:


Quem não gosta de animações pode ter relutância ao assistir. Algumas pessoas atestam também para um início um pouco clichê com tom mais infantilizado. Também é conhecida por ter episódios que saem da trama principal, enrolando um pouco às vezes.


Confira o trailer:

7. The Sopranos ou Família Soprano (1999-2007)


Avaliação pelos

usuários: 9.2


Votos: 281 mil


Gênero: Drama


Sinopse: Tony Soprano é chefe da máfia e pai de família, e começa a ter ataques de pânico, decidindo então procurar a ajuda de uma profissional. O mafioso logo enfrenta uma investigação federal, devido à possível traição de um membro da família.


Prós:


Se tornou um gigantesco fenômeno cultural e é universalmente aclamada como um dos maiores programas de televisão de todos os tempos, sendo referência para todas as outras séries modernas que se seguiram.


Retrata com beleza única valores fortes como família, amizade, amor e compaixão, vai muito além de um simples programa sobre a máfia.


Questões relevantes em pleno século XXI como terrorismo, desigualdade, injustiça social, homossexualidade e drogas também são discutidas em destaque com muita maturidade.


Com escrita da mais alta qualidade, trouxe à tona assuntos atuais extremamente relevantes para a sociedade moderna.


O protagonista é um dos personagens mais bem elaborados, mais complexos e enigmáticos de toda a televisão. Tony Soprano é provavelmente o maior exemplo de anti-herói que existe na TV, conseguindo ser um brutal e ao mesmo tempo carinhoso; alguém que ganhava respeito pela força, mas que sofria com ataques de pânico; um personagem que gerava no público amor e ódio simultaneamente.


Além disso, os personagens eram todos tridimensionais e de uma profundidade que nunca fora antes vista: depois dessa série, mudou muita coisa. The Sopranos deu uma aula de como se fazer uma série, virando patrimônio da TV moderna e servindo como exemplo para todas as séries que vieram depois.


Extremamente bem construída, escrita e dirigida, é uma verdadeira obra prima, considerada por muitos a maior série de todas, com final também brilhante.


Contras:


Às vezes a série fica meio aleatória, como por exemplo: em certos momentos, alguns personagens secundários são adicionados sem nenhum outro objetivo além de, aparentemente, só desempenhar um papel específico, para depois desaparecer.


Confira o trailer:

6. Rick and Morty (2013-)


Avaliação pelos

usuários: 9.2


Votos: 346 mil


Gênero: Comédia, Sci-Fi, animação


Sinopse: Rick Sanchez, um cientista louco e insensível, porém brilhante, e seu neto adolescente Morty Smith embarcam em aventuras interdimensionais que beiram ao absurdo, nessa sátira da franquia “De volta para o futuro”.


Prós:


Rick and Morty não se parece com nada que já foi visto na história da televisão. A série mistura elementos de sci-fi, ação, humor negro, drama e aventura, tudo em um único programa.


A dinâmica entre os dois protagonistas se equilibra entre a ética e a moralidade de Morty em contraponto à personalidade fria, maquiavélica e egocêntrica de Rick. Com isso, o programa nos mantém em constante reflexão sobre o mundo.


Também é repleto de filosofia, abordando questões como existencialismo, niilismo, determinismo e até filosofia contida no trabalho de Nietzsche.


Aborda sem medo questões éticas, assim como tabus, nos colocando em situações que nos fazem refletir sobre a sociedade e sobre a nossa própria forma de pensar.


Em seus enredos dinâmicos, nunca falta ação, aventura ou humor negro escrachado: são marcas estampadas da série. Às vezes o programa adota um tom até Tarantinesco, com muita violência gratuita.


É também repleto de referências populares, e quem é muito fã de filmes e séries poderá se divertir bastante.


A arte do desenho também é original e condizente com a proposta do programa, com traços coloridos, chamativos e até psicodélicos, oscilando entre cenários de sci-fi e de obscenidade implícita algumas horas.


Nos últimos anos, virou um fenômeno cultural nos EUA.


Contras:


Quem não é fã de animações pode não apreciar. O espectador deve também ter uma mente bastante aberta, já que aleatoriedade, bizarrice e abordagem de temas tabus são características comuns em todos os episódios; com frequência deixa o espectador pasmo e até incomodado com algumas cenas.


Confira o trailer:

5. Game Of Thrones (2011-2019)


Avaliação pelos

usuários: 9.2


Votos: 1668 mil


Gênero: Fantasia, drama, ação


Sinopse: A série britânica se passa em mundo fictício medievalesco, girando em torno dos conflitos que afligem os Sete Reinos, abordando o jogo político pelo Trono de Ferro e também a irmandade da Patrulha da Noite, que tenta proteger o reino humano do mal que se esconde para além da grande muralha.


Prós:


Essa série é simplesmente fenomenal. Baseada nas Crônicas de Gelo e Fogo de George R. R. Martin, quebrou recordes de produção e audiência.


A série não conta com nenhum personagem principal, do contrário: todos os personagens são igualmente importantes. Logo, a história de cada um é contada em paralelo, dentro de uma trama maior que abrange todo o mundo fictício da franquia. O resultado disso é que você se identifica mais com certos personagens e menos com outros.


Uma das características mais únicas e inovadoras da série é que ela nunca deixa o espectador saber o que poderá acontecer. Não existe um herói que está isento de possibilidade de morte: qualquer um ali pode morrer a qualquer momento. Isso permite que a série fique muito mais eletrizante, deixando o espectador constantemente apreensivo.


Os roteiros também são inteligentemente escritos, sendo repletos de diálogos, cenas e frases marcantes – tudo interpretado por um talentoso elenco. Os temas são diversos e bem amplos, discutindo questões como guerra, política, escravidão, sexo, vingança, poder e amor.


Muito inspirada em Senhor dos Anéis, a série também conta com uma das maiores construções de mundo já vistas na fantasia. Contém povos, culturas e ambientações únicas para cada região, com histórico e passado complexos. O autor dos livros também criou múltiplos idiomas, que foram aproveitados em algumas cenas na versão televisiva.


Como se não bastasse mais, também teve uma das maiores produções de todos os tempos, com filmagens em países como Irlanda, Islândia e Malta. Obteve um elevado orçamento que eventualmente proporcionou verdadeiros espetáculos visuais, com efeitos surpreendentes e direção de arte exemplar.


Contras:


Até mesmo as séries que entram no top 5 dessa lista não saem ilesas. GOT, por sua vez, começa a pecar no roteiro nas temporadas finais. Além disso, o final da série foi considerado um dos piores finais da história, sofrendo com severas críticas e causando revolta e decepção dos fãs.


Confira o trailer:

4. The Wire ou A Escuta (2002-2008)


Avaliação pelos

usuários: 9.3


Votos: 270 mil


Gênero: Policial, Drama


Sinopse: A história aborda o narcotráfico na cidade de Baltimore de forma dual: de um lado, pelo ponto de vista dos narcotraficantes; de outro, sob a óptica dos agentes e policiais. Sem um protagonista, conta com múltiplas histórias que ocorrem de forma simultânea ao enredo principal.


Prós:


A série é extremamente madura quando aborda temas relevantes para o mundo moderno. É também composta de um realismo extremo: não é como outras séries policiais que usam o tempo todo adventos ultra tecnológicos ou mostram a justiça sendo feita ao final de cada episódio.


Não, aqui, as impressões digitais são difíceis de tirar, os planos não dão sempre certo e os policiais são falhos em seu dever. A série aborda temas que não são comumente explorados no gênero, como burocracia e falta de recursos para investigação.


Além disso, a história é vista de forma ampla e dual: sob ótica dos narcotraficantes de um lado e dos policiais de outro. Não há um lado completamente bom ou mal, em alguns momentos você se identifica mais com os traficantes, enquanto em outros mais com os policiais.


Os personagens são muito bem construídos, sendo que não há um protagonista: todos são igualmente relevantes para a história. Além de serem muito realistas e humanos.


Também é genial em termos de roteiro, direção e atuação. Nunca para de surpreender o público e carrega consigo frases que são verdadeiros ensinamentos para a vida.


A série é tão brilhante em sua abordagem social que virou alvo de estudos e pesquisas de sociólogos, cientistas políticos e urbanistas.


O drama é simplesmente fenomenal, com atuações de espantar os olhos. O final também é digno de um programa simplesmente extraordinário. O conjunto de todos esses elementos fazem com que seja considerada por muitos uma verdadeira obra prima, além da melhor série policial de todos os tempos.


Contras:


É uma serie que demora um pouco para se desenvolver, exigindo paciência e atenção do espectador no início.


Confira o trailer:

3. Band of Brothers ou Irmãos de Guerra (2001)


Avaliação pelos

usuários: 9.4


Votos: 357 mil


Gênero: Ação, Drama


Sinopse: Minissérie que relata a história da Easy Company, no contexto da segunda guerra mundial, focando no 506º Regimento da 101ª Divisão, desde o treinamento inicial da equipe até o final da guerra.


Prós:


Contou com uma produção gigantesca, que proporciona ao espectador um realismo impressionante, capaz de passar a sensação de que as cenas são reais.


Por exemplo: em algumas cenas de combate foram utilizados mais de 10 mil atores; além disso, os tanques, aviões e armas de guerra utilizados são todos autênticos da época, tendo sido restaurados.


Conta com atuações impressionantes de Damian Lewis, Donnie Wahlberg, Ron Livingston, Matthew Settle e Neal McDonough, além de episódios épicos de tirar o fôlego. Além disso, foi co-produzida por ninguém menos que Steven Spielberg e Tom Hanks.


A preocupação com a precisão visual, histórica e de comportamento foi tão grande que, por exemplo, os próprios atores tiveram que passar por treinamento militar antes de filmar. O resultado disso tudo é que a série apresentou um realismo fatal.


A série é profundamente cativante e emocionante, com os arcos de cada personagem sendo construídos do início ao fim de forma fechada, concisa, leal e magnífica, numa trama em que companheirismo é sentido na pele. Muitas cenas são verdadeiros espetáculos de atuação e drama.


Em função de todos os elementos descritos acima e do seu visual único, é ainda hoje reconhecida como uma das melhores séries de todas, oferecendo um dos maiores espetáculos audiovisuais da história.


Contras:


É difícil achar algum ponto fraco, mas algumas pessoas chamam atenção para algumas cenas que se prolongaram mais do que o necessário em determinados momentos, principalmente nos últimos episódios.


Confira o trailer:

2. Chernobyl (2019)


Avaliação pelos

usuários: 9.4


Votos: 479 mil


Gênero: Drama, Thriller


Sinopse: Chernobyl também é uma minissérie, e relata a tragédia nuclear que ocorreu na cidade de mesmo nome, em 1986 na Ucrânia – evento que ficaria conhecido como o maior desastre nuclear da história.


Prós:


A série foi bem-sucedida ao descrever os eventos de uma maneira nunca antes vista na TV. Às vezes é necessário fazer uma pausa para absorver o que acabamos de ver, depois de levar o espectador a momentos de choque, atordoamento, arrepios e lágrimas numa verdadeira obra-prima.


Possui um roteiro genial, assustador e realmente leal aos acontecimentos, de forma que essa obra será imortal, mantendo viva a história da tragédia na memória da humanidade.


Não faltam elementos para caracterizá-la como uma série fantástica: personagens profundos, atuações espantosas, arte de produção estonteante, direção ágil; tudo isso é capaz de nos proporcionar momentos tensos de tirar o fôlego.


É uma minissérie que funciona de forma excepcional ao fechar os arcos dos personagens com maestria, sem deixar nenhuma ponta solta. Carrega também o sentimento de revelação da verdade e ao mesmo tempo de estabelecimento de mistério, algo que dá um tom único à minissérie.


Por fim, é uma das maiores obras primas dos últimos anos, e já conquistou seu lugar entre os maiores programas de TV de todos os tempos.


Contras:


Alguns atestam para pequenas incongruências com a realidade, além de supostamente não aproveitar todo o potencial criativo que a história verídica oferecia.


Confira o trailer:


1. Breaking Bad (2008-2013)


Avaliação pelos

usuários: 9.4


Votos: 1371 mil


Gênero: Drama


Sinopse: Walter White, um professor de química na faixa dos 50 anos, descobre que está com câncer de pulmão. Com pouco dinheiro para sustentar sua família, ele decide entrar no negócio de produção de metanfetamina com seu ex-aluno, Jesse Pinkman, até ganhar dinheiro suficiente para deixar à família após sua morte.


Prós:


Não é à toa que é considerada por muitos a melhor série de todos os tempos. Além de original, com uma premissa instigante e roteiros de brilhantismo que prendem o espectador, possui drama espetacular, com atuações incríveis de todo o elenco, especialmente da dupla Bryan Cranston e Aaron Paul, conhecidos por sua notável química em cena.


Os personagens Walter White e Jesse Pinkman se consolidaram como uma referência cultural em todo o mundo. Além disso, a série oferece espetáculo cinematográfico, com belíssima fotografia, eficaz direção e um design interessante (remetendo à tabela periódica).


A transformação dos personagens também é incrível ao longo dos episódios: nem percebemos como mudaram tanto, com destaque para o protagonista. A mudança é gradual, natural e totalmente crível.


Também não falta em frases épicas como "I am the danger, I am the one who knocks!" ou "What is my name? Heisenberg. You're goddamn right!".


O desfecho da série é um dos seus maiores fortes: deu à trama um final arrebatador, coerente e justo com tudo que foi apresentado ao longo de suas cinco temporadas.


Em função de tudo isso, venceu inúmeros prêmios durante sua produção, incluindo o Globo de Ouro e o Emmy. Também venceu nas categorias de melhor elenco para série dramática.


Por fim, é uma série fascinante, capaz de te fazer refletir, se emocionar e roer as unhas nos momentos de tensão.


Contras:


Tem alguns episódios que enrolam, saindo um pouco da trama principal. Além disso, se você não gosta de drama pesado ou histórias trágicas, essa série não é para você.


Confira o trailer:


19 views0 comments

Recent Posts

See All